terça-feira, 8 de maio de 2012

Onde está a luz da 2ª temporada da Guerra dos Tronos?


Eu sou daquelas pessoas que leu os livros do George R.R. Martin na transversal. Aproveitei umas tardes na Fnac e passei os olhos por todos os volumes. Não me puxou tanto ler os livros como ver a série pois a verdade é que o livro não está escrito como a série! A escrita de Martin é como direi…diferente, compacta, por vezes até algo maçadora, coisa que os argumentistas da série fizeram um bom trabalho a reescrever. Mas não é sobre a escrita dos livros que quero falar mas sim da 2ª temporada série da Guerra dos Tronos. Foi prometida pelos argumentistas para esta temporada uma tónica mais “pesada” algo “dark” devido à guerra em Westeros mas, o que o público não estaria à espera é que isso também se iria reflectir na fotografia/imagem/iluminação geral. É que esta temporada está tão “dark” em termos imagéticos que parece que filmaram a série toda de noite, até nas cenas passadas durante o dia parece que estamos numa masmorra pouco iluminada! (Vejam o exemplo da Cersei quando é visitada no seu quarto, durante o dia, por Tyrion). Os cenários deixaram de existir, assim como a iluminação, para dar a lugar às velas, à escuridão e ao jogo das sombras. A dificuldade em percebê-las é tal que nem com todas as luzes da sala desligadas em casa, tal qual sala de cinema, conseguimos por vezes distinguir o que se passa em volta. Dá-nos sempre a sensação que estamos com um problema qualquer nos olhos, ou então é o “contraste” da TV que não está ajustado tal é a escuridão em que tudo se passa. 
Seja para lá da Muralha com a Patrulha da noite, nas ilhas de Ferro, em Winterfell, em Kings Road ou até em Kings Landing, parece que toda a acção passou a ser nocturna. Só as cenas de Daenerys Targaryen na terra dos Dothraky é que ainda nos dão um vislumbre do dia, ainda que estes nos apareçam em cenários áridos, despidos e algo esbatidos.
O facto de ter lido os livros na transversal deu para entender o surgimento de novos personagens como Brienne, por exemplo, ou até acontecimentos que levarão a mais mortes inesperadas, que não vou aqui dizer para não estragar o suspense a ninguém. No entanto não esperei que a história dos Stark fosse perder força tão cedo para dar lugar a outras personagens, algumas bem menos interessantes que estão a espalhar-se na acção. Espero que a perda de protagonismo dos Stark, que acompanhamos desde o início da primeira temporada, não venha a desvirtuar totalmente o “core” da acção, para mim, a família dos lobos que seguimos desde o início. Ou seja, a propósito do que escrevi sobre o Prison Break, espero que a sensação que venhamos a experienciar depois desta temporada não seja a mesma que tivemos com as sequelas de Mike Scofield fora da prisão. 
Quanto à realização estou deveras desiludida. Se não tivesse começado a seguir a Guerra dos Tronos desde o início e apenas apanhasse a 2ª temporada, não teria paciência para a seguir pois a imagem de uma série também é a sua identidade, não nos podemos agarrar apenas à história, para isso é que existem os livros!

CNL 

segunda-feira, 7 de maio de 2012