sábado, 2 de fevereiro de 2013

House of Cards: já estreou!


Comecei a ver este fim-de-semana a série House of Cards. A série estreou com duplo episódio nos EUA no dia 1 de Fevereiro e também fez a sua estreia em Portugal no mesmo dia através do canal TV Series, boa! Finalmente começamos a ter cada vez mais atualidade nos timings de estreia!
Não fiquei ainda com uma ideia bem definida se será ou não uma série a seguir. Gostei é verdade mas também houve coisas de que não gostei assim tanto. Começo por aplaudir a brilhante interpretação dos actores, com Kevin Spacey a comandar as tropas numa série décadas depois da sua última experiência em televisão, Wiseguy, ainda nos anos 80. Mas ainda outros nomes como Robin Wright de “The girl with the dragon tatoo” e ainda Kate Mara, irmã de Rooney Mara estão no elenco. A trama parece-me também interessante, uma vingança dissimulada de um político frio e calculista, Frank Underwood (Kevin Spacey) repleta de jogos políticos perigosos numa Casa Branca inundada de interesses, lutas de poder e golpes baixos. O que me deixou um pouco de pé atrás, talvez porque não goste do género, foram os “à partes” da personagem de Spacey para o espectador, quase como uma explicação olhos nos olhos das atitudes ou pequenos comentários sarcásticos…alguns interessantes, outros nem por isso mas que poderiam ter sido pensados de outra forma. Não gosto de sentir que o personagem tem consciência que o espectador está presente, faz-me sempre lembrar uma das piores séries de sempre: Espião fora de jogo!
Questionável também para mim é talvez o argumento. É verdade que não gosto de escrita óbvia mas é verdade também que existem alturas pouco claras e discursos desnecessários que “entravam” um pouco o espectador a envolver-se no enredo. Como para já só foram exibidos mundialmente dois episódios é talvez difícil ainda fazer o balanço positivo ou negativo pois tal crítica seria com certeza prematura. Neste tipo de séries geralmente só a partir do 3ª ou 4ª episódio é que temos a noção se estamos ou não realmente envolvidos e interessados na história.
A série é baseada na versão inglesa da BBC da década de 90 com o mesmo nome e tem na realização David Fincher.
Para os curiosos aqui fica o trailer!

CNL

NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dallas: está de volta a família Ewing!

Ontem foi o dia em que comecei a ver os primeiros episódios de "Dallas" e que bálsamo para a minha alma foi! Confesso que logo quando começaram as primeiras imagens do rancho de Southfork senti-me a recuar no tempo a grande velocidade... mas a grande queda, aquela que me deixou literalmente de olhos húmidos, de lágrima no canto do olho e me atirou para a minha meninice foi o genérico. A musiquinha que fiz questão de cantarolar (apesar de ser apenas instrumental) e que parecia que tinha ouvido apenas ontem, tão grande era a familiaridade e o conhecimento intrínseco presente na minha memória. Depois foi um desfilar de "olha o Bobby" e lá vinha mais um aperto na alma, depois mais um "Oh! O J.R ! Que velhinho que ele está!", para logo em seguida dizer "Ena, a Sue Ellen ainda está aí para as curvas! Parece que estou a ver mesmo o Dallas". E a verdade é que estava mesmo! Mas desta vez com uma nova geração de actores, os filhos dos irmãos Ewing, respectivamente John Ross e Christopher, que para honrar a tradição da família também eles se encontram em lados opostos.
Mais uma vez a dualidade da busca do petróleo outrora pertencente à tão poderosa Ewing Oil versus as energias alternativas e a preservação de Southfork como paisagem natural de criação de gado. No centro, Elena, a filha da sempre fiel empregada que protagoniza uma mulher forte, inteligente e independente mas que balança entre um passado e um futuro entre os primos Ewing. Pelo meio novas personagens com várias "agendas secundárias" que se passeiam entre o bem e o mal e que à medida que os episódios passam vão desvendando as suas verdadeiras intenções. Jogos de poder entre novos e velhos, primos, pais e filhos, enfim, a família Ewing no seu melhor!
Foi de facto uma agradável surpresa ver boas interpretações e um enredo à altura de Dallas, uma das maiores séries de horário nobre de todos os tempos com 357 episódios apenas rivalizados por séries como Bonanza, Lei e Ordem e Gunsmoke!
Dallas teve 14 temporadas, permaneceu no ar entre 1978 e 1991 e ainda mantém o record de audiências com um rating de 53,3 % e 76 % de Share equivalente a um segundo lugar, do episódio mais visto em horário nobre, de uma série, de sempre.
Foi marcante para mim voltar a ver estas velhas personagens e ainda bem que Larry Hagman (J.R: Ewing) pôde participar nesta nova versão de 2012 antes da sua morte, aos 81 anos de idade, de leucemia, no final do ano passado.
Definitivamente a ver, aqui fica o trailer de 2012 desta nova primeira temporada com alguns comentários dos actores
e, obviamente, como não podia deixar de ser o genérico dos primórdios série.
A primeira temporada desta nova série passou nos EUA o ano passado e foi logo renovada para outra temporada. A grande novidade é que esta 2ª temporada estreou nos EUA, ontem, dia 28 de Janeiro de 2013 e segundo as críticas, da melhor maneira possível!

CNL

NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Novidades para 2013!


Algumas estações de TV deram luz verde para novas séries de ficção. Aqui ficam algumas delas:

The Returned
Ao estilo de The Walking Dead que parece ter "vingado" o género de filmes do terror/fantástico, a ABC, normalmente uma estação virada para a "família", e como tal assim são as suas séries parece estar a apostar neste género que agora parece cativar o grande público. The Returned, a série de Aaron Zelman (o mesmo de Mentes Criminosas e The Killing) é baseada na obra de Jason Mott e produzida pela Plan B entertainement, pertencente a Brad Pitt. A trama tem lugar numa cidade do interior dos EUA, mais exactamente Aurora onde os mortos regressam às suas casa como se nada lhes tivesse acontecido e com isso transformando a vida dos seus habitantes. A diferença para The Walking Dead é que não tem a vertente Zombie/comedores de carne. A ver vamos a qualidade da mesma. Aaron Zelman tem tido boas séries no seu currículo mas também outras menos boas. Ficaremos atentos às cenas do próximo capítulo!

The Selection

Muita tinta já correu na imprensa por causa desta série. A culpa é mesmo do canal CW que desde 2011 faz avanços e recuos na decisão de produzir esta série. É que já foi feito um piloto e já foi colocado na prateleira, já o foram buscar novamente e agora foi reescrito outra vez dando a origem a outro piloto a ser gravado este mês de Janeiro! Depois do sucesso do filme "The Hunger Games- Os Jogos da Fome" parece que o género conquistou o público e " The Selection" parece ter a mesma receita do filme. Também baseada numa outra saga literária, desta vez da autora Kiera Kass, as semelhanças são tantas com o filme que até dá dó. Só que desta vez a protagonista é America Singer (em vez de Katniss Everdeen), uma pobre e jovem rapariga de uma América pós apocalíptica, 300 anos no futuro, sorteada também para participar num concurso que é televisionado por todos os habitantes. Mas desta vez o concurso é um pouco diferente, em vez de lutarem pela própria vida, as sorteadas (apenas raparigas em idade casadoira) estão a competir pela mão de um rico príncipe que comanda a nação. As intrigas palacianas, uma rebelião e os jogos de poder parecem ser o prato forte para sobreviver a este desafio entre 35 raparigas escolhidas. Uma espécie de " As noivas de Zé Maria" com "Os Jogos da Fome". Hummmm..... A actriz que deu corpo ao primeiro piloto, Aimee Teegarden (de Friday Night Lights) já não está no projecto e o mesmo está a ser conduzido agora por Elizabeth Craft (de Os Diários do vampiro e Angel) e Sarah Fain ( de The Shield) que além de argumentistas são também produtoras executivas. Com tanta hesitação...

The Originals
Não é que eu siga a série, pois não sigo, acho fraquinha até perto de outras séries de vampiros como por exemplo True Blood, mas o sucesso mundial é óbvio e o canal CW parece ter interiorizado isso. The Originals vai buscar personagens existentes na série "Diários do Vampiro" intitulados como "Os Originais" e vai dar a conhecer a vida dos primeiros vampiros no mundo liderados por Klaus (o actor Joseph Morgan), que surgiram na segunda temporada dos Diários. A produtora do piloto que irá para o ar dia 25 de Abril nos EUA é a mesma, Julie Plec a quem se juntam Leslie Morgenstein e Gina Girolamo. Parece que a fórmula dos vampiros voltou com Twilight depois de anos na escuridão. Quem não se lembra desta febre na década de 90 com "Entrevista com o Vampiro" ( com Pitt, Cruise, Slater e Banderas) ou "Drácula"  de Bram Stocker ( com Gary Oldman, Keanu Reeves, Winona Rider)? Esses eram bons!

CNL

NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries