sábado, 23 de fevereiro de 2013

SyFy: filmes ao fim de semana

Eu adoro o filme “Regresso ao Futuro” e já fazia alguns anos que não o via, daí ter-me deixado ficar em frente a televisão apesar de ainda me lembrar de quase todas as deixas do Michael J. Fox, tal foi o grande número de vezes a que assisti o filme na minha adolescência! E que valentes gargalhadas dei! Este é daqueles filmes que no Blog d´A Sala das Séries mereceria destaque na rubrica “Momentos que nunca se esquecem”! Adorei ver o Doc, o Biff, o desajeitado George e a atiradiça Lorraine. Viajei no tempo ao ver Martin em cima de um Skate com os seus tiques do ainda Alex de “Family Ties”/”Quem sai aos seus” mas especialmente gostei de rever o tão famigerado automóvel que preencheu o nosso imaginário, o fantástico DeLorean!
No entanto, e apesar desta minha viagem no tempo apercebi-me que falta uma certa atualidade nos filmes do Syfy, assim como muitas vezes somos surpreendidos com filmes que nem chegaram tão pouco às salas de cinema devido à qualidade... Em filmes de ficção científica se os efeitos especiais não estiveram à altura da atualidade dos nossos dias, o público perde-se, tal é a quantidade de oferta que hoje em dia está à distância de um clic no comando da televisão. Reparei que o fim-de-semana no SyFyé mais dedicado a filmes, e com muita lógica devo admitir, no entanto os que vi não me captaram minimamente. Foram exemplo disso: alguns que me custaram muito mesmo a assistir e outros dos quais desisti mesmo de me forçar a vê-los até ao fim como: Demónios da Tazmania, A Maldição do Globo de Neve, Dinocroc Vs Supergator, Megapiranha, Frente Fria, entre outros.
Exceção óbvia para os “Regresso ao Futuro”, ou a “Guerra das Estrelas” (versão antiga obviamente) ou mesmo “A Vila” de M. Night Shyamalan, uma obra-prima de fantasia e terror, o único realmente bom que o realizador fez entre as muitas banhadas que nos deu como: “A senhora das águas”,” Signs”,” The Happening”, ou até mesmo “Unbreakable”, muito fraquinhos….
As repetições dos filmes, e também de algumas séries, são um pouco massacrantes pois quase todos estes filmes que falei já foram transmitidos inúmeras vezes na programação do Syfy em meses anteriores.
Pontos fortes: Parabéns pelo fair-play que o canal demonstrou ao aceitar as críticas dos bloggers sem interferir nesta rúbrica Blogger-a-week. Demonstra uma grandeza de abertura ao diálogo sem medo de se colocar na berlinda à mercê dos comentários. Uma situação que não é muito comum entre pares! Prova disso e que passo a contar foi uma situação passada com um canal concorrente aquando a estreia de uma das suas séries. Na altura “A Sala das Séries” estava ainda no início e foi feita uma crítica negativa à dita série que já tinha sido visionada por um dos bloggers. Automaticamente por ter sido colocado o post dessa crítica na sua página fomos “banidos” de forma a nunca mais colocar nada em todas as suas páginas (Normal,White, Black)! Estão no seu direito, é certo, mas isto apenas e só demonstrou um temperamento melindroso de quem não sabe que uma página de facebook serve para receber o feedback dos “espectadores” que estão do outro lado, independentemente se as reviews são boas ou más. Parece que ainda impera a lei do silêncio do espectador face ao corporativismo ditatorial que decide o que nos dá a “comer” sem querer saber se estamos a gostar ou não!
Menção honrosa: Para a magnífica decisão de transmitirem a série Guerra dos Tronos e estarem a acompanhar a estreia americana. Temos algumas expectativas quanto à temporada 3 pois a primeira foi de facto brilhante, a segunda decaiu muito em todos os aspetos: história, cenários, diálogos e, a promessa que os produtores fazem para 31 de Março é que esta será mais e melhor ainda que as duas primeiras. A ver vamos!
Sugestões: Deixo aqui algumas sugestões de filmes à consideração do Syfy, novos e antigos que pensamos serem adequados ao tema ficção científica!
Tremors, The Ring, Minority Report, Scream-Gritos, Doze Macacos, Sei o que fizeste o Verão passado, Contacto, O cabo do medo, Mitos Urbanos, Planeta dos Macacos, The Grudge, A Orfã, A origem, Alien, Prometheus, Exterminador Implacável, District 9, Nome de Código: Cloverfield, Batalha de LA, X-Men, Tubarão, o Dia em que a Terra parou, BlairWitch Project, 5º elemento, Predador, Avatar, Dia da Independência, Mad Max, Dune, Impacto profundo, Eu sou a lenda, Transformers, O advogado do diabo, Batalha Naval, A cabana na floresta, o exorcista, poltergeist, Sexto Sentido, Stigmata, Sweeney Todd, Dracula de Bram Stocker, Memento, Entrevista com o Vampiro, Espécie mortal, o Fenómeno, ExistenZ, Os Outros, o Silêncio dos Inocentes, The Shining, A mão que embala o berço, o Dom, Sete Pecados Mortais, entre tantos outros!
Em jeito de conclusão e sugestão:
O nossa última sugestão de série vai para uma das melhores séries para nós dos ultimos tempos e que passou um pouco ao lado do público português, Jericho.
A história gira também em volta de um grupo de sobreviventes, neste caso os habitantes de uma cidade no Kansas, Jericho, que ficam isolados do resto do mundo depois de uma série de explosões com origem nuclear. A exploração dos personagens e dos seus núcleos foi extremamente bem conseguida criando suspense a cada episódio e cenários possíveis de sobrevivência numa cidade com os seus amores e ódios de estimação. Quem não se lembra de Jake Green (Skeet Ulrich) o bad boy que regressa a casa depois da morte do avô ou Stanley Richmond (Brad Beyer) o melhor amigo de infância com uma quinta falida, Mimi Clark (Alicia Coppola) a mulher do IRS com quem acaba por se envolver ou até mesmo Robert Hawkins (Lennie James) o agente misterioso que transporta com ele a última bomba nuclear que deveria ter explodido em Columbus, Ohio? O dia-a-dia de uma cidade sem saída onde as necessidades básicas como água ou comida escasseiam, onde é preciso lutar com cidades vizinhas para manter o pouco que se tem, e contra mercenários sedentos de sangue e caos. Tudo isto envolto numa trama de conspiração com objectivo de derrubar o governo, patrocinado obviamente por interesses económicos de uma companhia privada. Uma série que ainda hoje, se voltasse a ser transmitida, seria bastante actual. O que nos leva a gostar deste tipo de séries apocalípticas que giram em volta de um grupo de sobreviventes num cenário pouco provável de sobrevivência? Quem se lembra do “piiiiiipiiiiiiiiiiipiiiiiiiiiiiipiiiiiiiiiiiipiiiiiiipiiiiiiiiiiiipiiiiiiiiiiiiiii” quando apareciam as letras Jericho no écran? Uma série de culto a rever.
Aqui fica o trailer!
Final: Terminamos assim a nossa semana de SyFy “morning, noon and night” para nos dedicarmos a outras séries, mas antes agradecemos em nome de toda a equipa o convite que nos foi feito para este desafio. Até sempre e estaremos sempre atentos do lado de cá! 

CNL

NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Haunted Collector e os objectos perdidos...

Quando comecei a ver “Haunted Collector” confesso que a série me despertou a curiosidade como grande adepta do paranormal que sou. A ideia era algo semelhante ao “Auction Hunters” ou em português, “Caçadores de Leilões” que costumo assistir no Discovery. Como gosto de ver Alan e Ton à procura dos melhores negócios e relíquias em armazéns norte americanos achei que a premissa de Haunted Collector seria algo semelhante mas obviamente adequado ao mundo paranormal. Um suposto demonologista, se é que isso existe… John Zaffis e uma equipa de peritos do paranormal, se é que isso existe também…. vão atrás de casos do paranormal quando visionam um pedido de ajuda de um qualquer aflito com a sua casa que emana com coisas do outro mundo. Esta parte da série faz lembrar também o Extreme Makeover Home Edition quando o Ty Pennington está a apresentar à sua equipa o caso da família necessitada que se vê a braços com as suas casas mas, neste caso, com coisas bastante mundanas.
A semelhança torna-se ainda maior até quando a pergunta é feita à equipa: ”Então o que acham? Vamos ajudar estas pessoas?”. O que será que acontecia se algum deles dissesse que não estava para aí virado? ... guess we´ll never know… mas adiante, voltando a Zaffis…depois de uma primeira abordagem com equipamentos de medições, não se sabe bem do quê pelas paredes das casas “endemoniadas” (existe esta expressão?) eis que os peritos entram em ação. E porquê? Porque a premissa do programa, que se defende sempre com frases colocadas sobrepostas às imagens do tipo “Várias pessoas acreditam…” ou “Há quem acredite…” deixando sempre no ar que “ Há sempre alguém que nos diz…tem cuidado…”( por momentos veio-me uma musiquinha à memória…) é exatamente, descobrir artefactos antigos “endemoniados”. 
Mas avancemos ao longo da investigação. A equipa divide-se entre câmeras em nightshot (porque estas coisas só acontecem à noite, certo?), em perguntas à população local ou até mesmo consultando os ficheiros imobiliários da Town Hall. Tudo para chegar ao cerne da questão, que por sinal é sempre o mesmo ”Algumas pessoas acreditam que os espíritos ficam agarrados a objectos que estão dentro das casas das pessoas” E eis senão quando…aparece sempre o dito do objecto, que nunca parece que foi lá colocado propositadamente! Pois…
Não sei bem o que dizer mais de Haunted Collector…perdeu-se mais uma boa oportunidade de fazer uma boa série… Mas como eu digo que isto dos gostos é relativo, convém dizer que esta espécie de série a “roçar” o reality TV já foi renovada pelo SyFy, não só para uma segunda temporada como para uma terceira, a estrear já este ano de 2013 nos EUA.
Pontos fortes: Gosto particularmente das “promos” da “Terça paranormal”. Têm piada, estão bem conseguidas e prende-nos a atenção! Thumbs up!
Sugestão: Hoje deixo a sugestão da série “Revolution” pois a esta altura do campeonato já não é segredo para ninguém que sou dada a séries apocalípticas de ficção científica. Revolution foi produzida pelo já afamado no setor do fantástico, J.J. Abrams, e transmitida pela NBC (que penso ser detentora do canal Syfy norte americano). A série tem lugar num mundo onde 15 anos antes um estranho fenómeno causou o desaparecimento da energia do nosso planeta deixando tudo às escuras e fazendo a população regressar à época onde a eletricidade não existia. Pelo meio, a queda de um governo, de uma nação e da ordem pública em que o lema é “each man for himself” e, claro, no centro da ação, para apimentar mais as coisas a saga de uma família perseguida pelas milícias e que possui a solução para reverter o efeito do fenómeno paranormal.
Aqui fica o trailer para verem!

CNL
NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Doctor Who não convence...


Para mim, Doctor Who consegue ser pior do que Charmed-As feiticeiras. Parece uma série para um público infantil que nunca viu o Dragon Ball! A BBC parece que só consegue fazer bons documentários ou filmes baseados em obras da Jane Austen. Em Dr. Who não consigo sequer perceber para que tipo de público foi feito. É que com tanta coisa boa para ver alguém consegue assistir a uma série que, para dar ideia de um tremor de terra ou de turbulência, abana a câmera e os actores correm na oblíqua de um lado para o outro do cenário? As interpretações, os maus efeitos especiais e as histórias só me podem levar a crer que foi uma série feita para crianças até aos 8 anos, é que depois dessa idade duvido que consiga ter algum tipo de sucesso…não podia eu estar mais enganada! A verdade é que a série teve um sucesso estrondoso durante décadas em Inglaterra chegando a arrecadar inúmeros prémios da British Academy Television Awards, National Televison Awards e até está mesmo referenciada como a série de ficção científica mais longa do mundo no Guinness. A série já data dos anos 60, permaneceu até meados dos anos 80 e foi relançada em 2005 pela BBC Wales. Este ano a série comemora os seus 50 anos!
Doctor Who conta as aventuras e desventuras de um viajante no tempo com dois corações, o “Doctor”, que se teletransporta no tempo na sua TARDIS, uma cabine telefónica londrina.
A ideia até poderia ser boa mas além de ser uma fórmula já vista em vários filmes e séries, a qualidade não me convence a ficar a ver, sinto-me a regressar aos Domingos de manhã de criança…em que a nave está dentro do estúdio...
Ponto forte: Os intervalos. São curtos, tem pouca ou quase nenhuma publicidade e consigo ainda ver o fair play de passar promoção a outros canais da cabo como E! Entertainement.
Sugestão: Terra Nova ou até mesmo Lost seriam uma boa opção para transmitir no SyFy, no entanto e como Terra Nova apenas teve direito a uma temporada e ambas as séries já passaram em pelo menos 2 canais de televisão sugiro uma novíssima série com o tempo como pano de fundo também mas de melhor qualidade que ainda não estreou em qualquer canal português –“Zero Hour” - a sua estreia foi a 14 de fevereiro nos EUA.
Aqui fica o trailer de Zero Hour para verem!
CNL
NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Realidade e Montagem : Ficheiros Paranormais : uma boa aposta do Syfy


O programa é polémico nos EUA e leva a autênticas “guerras” de desconstrução de conclusões, mais ou menos acertadas, por parte de várias pessoas. No entanto eu gostei de assistir a esta série! Achei um bom programa de entretenimento que me remeteu para outros dois programas:  “Mythbusters”/“Caçadores de Mitos” e “Miracle Detectives”, ambos transmitidos no Discovery Channel.
“Realidade ou montagem: Ficheiros paranormais” é uma série interessante, não é condescendente ou moralista e tenta ser idónea, arranjando explicações válidas para os ditos “fenómenos sobrenaturais” captados pelo comum dos mortais em vídeos caseiros muitos até retirados da internet! 
Uma equipa de investigadores liderada por um antigo ativo do FBI, Ben Hansen, procura arranjar explicações lógicas e principalmente terrenas para os fenómenos/imagens captadas. Quando tal não é possível a conclusão é deixada em aberto para que o público decida por si próprio em que é que prefere acreditar. Acredite-se ou não, cada um sabe de si, mas a verdade é que o programa consegue despertar a atenção do público, é polémico pois toca abertamente em assuntos ainda alvo de preconceitos generalizados mas, acima de tudo, é entretenimento puro que não custa ver ou a passar o tempo, o que nestes casos por si só já é uma vitória! Programas destes que não tenham o mínimo de qualidade assegurada geralmente são penosos de ver e extra sensacionalistas. Não é o caso! “Fact ou Fake” ou “Realidade e Montagem : Ficheiros Paranormais” está bem encaixado na programação do Syfy. Uma boa escolha para um canal que se pretende de ficção científica! Boa Syfy!
Pontos fortes: os trailers de filmes são apresentados de uma forma original, diferente do habitual. Nota-se o esforço do canal para não cair nos habituais trailers, dando-lhes por vezes twists com músicas ou guiões interessantes.
Sugestão: Last Resort é a série que sugerimos hoje. Produzida pela Sony Pictures e apenas com uma temporada de 13 episódios, a série estreou em Setembro do ano passado nos EUA, pela mão da ABC.  O enredo gira à volta de uma tripulação de um submarino americano, o USS Colorado, que se recusa a cumprir uma ordem obscura para bombardear nuclearmente um país. Esta recusa vai gerar uma perseguição por parte do governo dos EUA declarando a mesma tripulação inimiga da nação. Jogos de poder político na Casa Branca e um punhado de homens honrados, militares, que se refugiam numa ilha para se defenderem dos ataques que serão alvos pela sua rebeldia ao não acatar uma ordem são alguns dos ingredientes. Uma excelente série que vai pôr todos colados ao ecrã!
Aqui fica o trailer!

CNL
NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

School Spirits: entre a realidade e o paranormal


Sempre gostei daquela espécie de programas entre reality shows e ficção em que não distinguimos bem o que é ou não é realidade. Especialmente quando isso é aplicado à área do oculto. Costumava ver algumas das séries com alguma curiosidade pois fez-me sempre lembrar os meus tão amiguinhos e antiguinhos X-Files. Dentro deste género segui  alguns episódios de séries como “Haunted Homes” ou “Celebrity Ghost Stories”. 
Para os aficionados do género Sci-fi/paranormal/terror, estas séries são um fartote! E foi uma surpresa descobrir School Spirits. Ao estilo de Wes Craven nos seus filmes “Scream” ou “I Know What you did last summer”, onde se juntam adolescentes e experiências traumáticas de terror, chega-nos uma série ao estilo reality tv, onde pessoas reais contam as suas experiências paranormais, na primeira pessoa, ao mesmo tempo que todo o desenrolar da ação é reconstituída na ficção. Para quem gosta deste “não sei se acredito ou se é feito”, como eu, é até “quite entertaining”! O nome é apelativo e as histórias vão mudando de protagonistas o que torna interessante as variadas experiências de um grupo diferenciado de pessoas.
School Spirits estreou no canal SyFy nos EUA em Junho do ano passado e continua a ser transmitido até hoje às quartas-feiras.
Ponto forte: Separadores: Gosto dos separadores promocionais às séries e filmes no canal! Estão bem editados e captam o interesse do espectador para a programação.
Sugestão: O Canal SyFy, com excepção para a Guerra dos Tronos, não prima muito pela actualidade das suas séries. Assim sendo hoje e a propósito do post acima sugiro considerarem a famigerada e antiguinha série:  X-Files. Quem não se deixou encantar nos anos 90 por Mulder e Scully sabendo que “The Truth is Out There”? Aqui fica o trailer para recordar e sentir saudades!
CNL
NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Haven faz a abertura do nosso primeiro dia de SyFy!


 Não consigo definir bem a série Haven. É uma espécie de “deveria ter sido mas nunca foi”! Vi episódios soltos das 3 temporadas e continuo a achar que se perdeu uma boa oportunidade para fazer uma grande série. Ora vejamos, após o inicial interesse do canal de televisão E1 Entertainement, Haven foi encomendada exclusivamente pelo canal SyFy americano, logo teria o aval de ser uma série fora deste mundo! Depois supostamente é baseado (mas muito ao de leve…) na obra de 2005 de Stephen King com o nome de “The Colorado Kid”, outra boa referência. 
A atriz também parecia prometer devido à sua participação em séries como “Jericho” ou “Brothers and Sisters” ou até mesmo nos videojogos da trilogia de “Uncharted”, mas também não convence no papel. Os diálogos são na sua maioria sofríveis e por vezes dou por mim a desesperar à espera que o episódio passe depressa pois falta-lhe ritmo. O óbvio está muitas vezes à vista mas ainda assim o espectador tem de esperar pelo tempo da narrativa para ter a confirmação do que já sabe há mais de 15 minutos… É de facto uma pena pois a ideia do enredo é boa.
A ação é passada numa pequena cidade do estado do Maine chamada Haven e conta como a agente do FBI, Audrey Parker (Emily Rose) recentemente chegada à cidade para resolver um crime, vai envolver-se numa praga sobrenatural “The Troubles”, uma série de eventos que já assolaram a cidade anteriormente por duas vezes. 
No entanto, e de mente aberta para o paranormal, Audrey vai ainda descobrir que o seu passado sem família, criada num orfanato, está indubitavelmente ligado à história da cidade. A sua identidade, as suas memórias e os acontecimentos estranhos da cidade parecem ter uma ligação que se vai desvendando mas enredando ainda mais a trama.
Eu até queria gostar da série mas está difícil. Não fosse a fraquinha interpretação e o argumento algo sofrível poderia ter vindo a ser uma grande série na minha opinião. No entanto como os gostos supostamente não se discutem, Haven tem o seu público e é por isso que já tem encomendada a sua 4ª temporada com mais 13 episódios este ano.
Pontos fortes: Os Grafismos: os separadores gráficos do canal são sem dúvida alguns dos mais bem conseguidos dos canais da cabo.
Sugestão: existem séries como American Horror Story, Continuum, 666 Park Avenue ou The River que estão em canais concorrentes mas que deveriam sem qualquer dúvida pertencer ao SyFy. Como não vou sugerir séries que já são transmitidas sugiro a novíssima ainda por estrear em qualquer lado ” Bates Motel”.  Baseada no filme Psyco de Alfred Hitchcock chega-nos a nova versão de Norman Bates em adolescente. Bates Motel vai ter 10 episódios garantidos e foca-se na adolescência de Norman e da sua mãe quando estes se mudam para  uma nova cidade, retratando assim os acontecimentos anteriores aos passados no filme original. 
Aqui fica o trailer com cenas de bastidores!

CNL
NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Segunda-Feira começa o nosso review à programação do SyFy

Começa já esta segunda-feira a nossa viagem pelo mundo do Syfy! Diariamente vamos apresentar um post que irá conter a review a uma das séries do canal, que é transmitida nesse dia, o ponto forte da programação e uma nova sugestão para séries para uma próxima grelha! Tentamos abranger as séries mais transmitidas mas não quisemos repetir opiniões acerca de outras que já tinham sido anteriormente referidas por nós n´A Sala das Séries como no caso de Alphas ou Grimm. Esperemos que gostem, fomos sinceros na escrita. Esperamos o vosso feedback!

A Equipa d´A Sala das Séries

CNL

NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries