sábado, 23 de fevereiro de 2013

SyFy: filmes ao fim de semana

Eu adoro o filme “Regresso ao Futuro” e já fazia alguns anos que não o via, daí ter-me deixado ficar em frente a televisão apesar de ainda me lembrar de quase todas as deixas do Michael J. Fox, tal foi o grande número de vezes a que assisti o filme na minha adolescência! E que valentes gargalhadas dei! Este é daqueles filmes que no Blog d´A Sala das Séries mereceria destaque na rubrica “Momentos que nunca se esquecem”! Adorei ver o Doc, o Biff, o desajeitado George e a atiradiça Lorraine. Viajei no tempo ao ver Martin em cima de um Skate com os seus tiques do ainda Alex de “Family Ties”/”Quem sai aos seus” mas especialmente gostei de rever o tão famigerado automóvel que preencheu o nosso imaginário, o fantástico DeLorean!
No entanto, e apesar desta minha viagem no tempo apercebi-me que falta uma certa atualidade nos filmes do Syfy, assim como muitas vezes somos surpreendidos com filmes que nem chegaram tão pouco às salas de cinema devido à qualidade... Em filmes de ficção científica se os efeitos especiais não estiveram à altura da atualidade dos nossos dias, o público perde-se, tal é a quantidade de oferta que hoje em dia está à distância de um clic no comando da televisão. Reparei que o fim-de-semana no SyFyé mais dedicado a filmes, e com muita lógica devo admitir, no entanto os que vi não me captaram minimamente. Foram exemplo disso: alguns que me custaram muito mesmo a assistir e outros dos quais desisti mesmo de me forçar a vê-los até ao fim como: Demónios da Tazmania, A Maldição do Globo de Neve, Dinocroc Vs Supergator, Megapiranha, Frente Fria, entre outros.
Exceção óbvia para os “Regresso ao Futuro”, ou a “Guerra das Estrelas” (versão antiga obviamente) ou mesmo “A Vila” de M. Night Shyamalan, uma obra-prima de fantasia e terror, o único realmente bom que o realizador fez entre as muitas banhadas que nos deu como: “A senhora das águas”,” Signs”,” The Happening”, ou até mesmo “Unbreakable”, muito fraquinhos….
As repetições dos filmes, e também de algumas séries, são um pouco massacrantes pois quase todos estes filmes que falei já foram transmitidos inúmeras vezes na programação do Syfy em meses anteriores.
Pontos fortes: Parabéns pelo fair-play que o canal demonstrou ao aceitar as críticas dos bloggers sem interferir nesta rúbrica Blogger-a-week. Demonstra uma grandeza de abertura ao diálogo sem medo de se colocar na berlinda à mercê dos comentários. Uma situação que não é muito comum entre pares! Prova disso e que passo a contar foi uma situação passada com um canal concorrente aquando a estreia de uma das suas séries. Na altura “A Sala das Séries” estava ainda no início e foi feita uma crítica negativa à dita série que já tinha sido visionada por um dos bloggers. Automaticamente por ter sido colocado o post dessa crítica na sua página fomos “banidos” de forma a nunca mais colocar nada em todas as suas páginas (Normal,White, Black)! Estão no seu direito, é certo, mas isto apenas e só demonstrou um temperamento melindroso de quem não sabe que uma página de facebook serve para receber o feedback dos “espectadores” que estão do outro lado, independentemente se as reviews são boas ou más. Parece que ainda impera a lei do silêncio do espectador face ao corporativismo ditatorial que decide o que nos dá a “comer” sem querer saber se estamos a gostar ou não!
Menção honrosa: Para a magnífica decisão de transmitirem a série Guerra dos Tronos e estarem a acompanhar a estreia americana. Temos algumas expectativas quanto à temporada 3 pois a primeira foi de facto brilhante, a segunda decaiu muito em todos os aspetos: história, cenários, diálogos e, a promessa que os produtores fazem para 31 de Março é que esta será mais e melhor ainda que as duas primeiras. A ver vamos!
Sugestões: Deixo aqui algumas sugestões de filmes à consideração do Syfy, novos e antigos que pensamos serem adequados ao tema ficção científica!
Tremors, The Ring, Minority Report, Scream-Gritos, Doze Macacos, Sei o que fizeste o Verão passado, Contacto, O cabo do medo, Mitos Urbanos, Planeta dos Macacos, The Grudge, A Orfã, A origem, Alien, Prometheus, Exterminador Implacável, District 9, Nome de Código: Cloverfield, Batalha de LA, X-Men, Tubarão, o Dia em que a Terra parou, BlairWitch Project, 5º elemento, Predador, Avatar, Dia da Independência, Mad Max, Dune, Impacto profundo, Eu sou a lenda, Transformers, O advogado do diabo, Batalha Naval, A cabana na floresta, o exorcista, poltergeist, Sexto Sentido, Stigmata, Sweeney Todd, Dracula de Bram Stocker, Memento, Entrevista com o Vampiro, Espécie mortal, o Fenómeno, ExistenZ, Os Outros, o Silêncio dos Inocentes, The Shining, A mão que embala o berço, o Dom, Sete Pecados Mortais, entre tantos outros!
Em jeito de conclusão e sugestão:
O nossa última sugestão de série vai para uma das melhores séries para nós dos ultimos tempos e que passou um pouco ao lado do público português, Jericho.
A história gira também em volta de um grupo de sobreviventes, neste caso os habitantes de uma cidade no Kansas, Jericho, que ficam isolados do resto do mundo depois de uma série de explosões com origem nuclear. A exploração dos personagens e dos seus núcleos foi extremamente bem conseguida criando suspense a cada episódio e cenários possíveis de sobrevivência numa cidade com os seus amores e ódios de estimação. Quem não se lembra de Jake Green (Skeet Ulrich) o bad boy que regressa a casa depois da morte do avô ou Stanley Richmond (Brad Beyer) o melhor amigo de infância com uma quinta falida, Mimi Clark (Alicia Coppola) a mulher do IRS com quem acaba por se envolver ou até mesmo Robert Hawkins (Lennie James) o agente misterioso que transporta com ele a última bomba nuclear que deveria ter explodido em Columbus, Ohio? O dia-a-dia de uma cidade sem saída onde as necessidades básicas como água ou comida escasseiam, onde é preciso lutar com cidades vizinhas para manter o pouco que se tem, e contra mercenários sedentos de sangue e caos. Tudo isto envolto numa trama de conspiração com objectivo de derrubar o governo, patrocinado obviamente por interesses económicos de uma companhia privada. Uma série que ainda hoje, se voltasse a ser transmitida, seria bastante actual. O que nos leva a gostar deste tipo de séries apocalípticas que giram em volta de um grupo de sobreviventes num cenário pouco provável de sobrevivência? Quem se lembra do “piiiiiipiiiiiiiiiiipiiiiiiiiiiiipiiiiiiiiiiiipiiiiiiipiiiiiiiiiiiipiiiiiiiiiiiiiii” quando apareciam as letras Jericho no écran? Uma série de culto a rever.
Aqui fica o trailer!
Final: Terminamos assim a nossa semana de SyFy “morning, noon and night” para nos dedicarmos a outras séries, mas antes agradecemos em nome de toda a equipa o convite que nos foi feito para este desafio. Até sempre e estaremos sempre atentos do lado de cá! 

CNL

NOTA: Inauguramos dia 22 de Janeiro de 2013 a nossa página no Facebook. Gostávamos que passassem por lá e se tornassem nossos amigos com o botão LIKE! Obrigada desde já! Prometemos continuar sentados n´A sala das séries! www.facebook.com/saladasseries 

2 comentários:

  1. ALGUMA INFORMAÇÃO DA 3 TEMPORADA DE JERICHO?

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não existe uma 3ª temporada de Jericho. Apesar das muitas tentativas originais dos fans para trazerem de volta a série, tal não foi possível. Jericho esteve muito à frente do seu tempo e com certeza se fosse lançada hoje teria bem mais do que duas temporadas. Pena! Quem sabe se um dia alguma estação de TV não se lembra de trazer Jericho de volta aos ecrans. não seria a primeira vez.

    ResponderEliminar