terça-feira, 11 de junho de 2013

Guerra dos Tronos: olhar sobre o episódio 9 - Rains of Castamere- The Red Wedding

Após uma segunda temporada sombria e sem ritmo, eis que a 3ª temporada de Guerra dos Tronos entra a matar deixando o espectador incauto e sem fôlego ante as inesperadas cenas de acção e por vezes de violência gratuita que invadem o ecran.
Se é certo que para os fans do livro de George .Martin o episódio 9 "The Rains of Castamere" o qual inclui a cena "the red wedding" seria o culminar inevitável da 3ª temporada, a verdade é que os seguidores apenas da série televisiva não estavam preparados para os momentos de choque e de horror que o mesmo proporcionou.
Muitas foram até as reações dos espetadores incrédulos colocadas em vídeo na Internet e que correram o mundo!
A mestria da série Guerra dos Tronos, especialmente para os que deconhecem a obra escrita de George Martin, têm-se vindo a revelar, precisamente, nos momentos de maior violência já que os mesmos têm surgido geralmente não anunciados, deixando o espectador atordoado. Destes, são exemplo a decapitação de Ned Stark na 1ª temporada e, nesta 3ª temporada, a mutilação de Jamie Lannister, the King Slayer, a quase violação e morte de Brienne, e mais recentemente o inesperado final de Robb Stark, de Talissa, a sua mulher grávida, e da mãe daquele Catelyn.
Mas preparem-se pois mais mortes ainda vem por aí!.
Mas nem tudo são horrores em Guerra dos Tronos sendo que alguns episódios têm terminado com uma nota positiva para o espectador, de que é exemplo o fabuloso episódio n.º 4, da série, quando Daenerys Targaryen, aparentemente decide trocar um dos seus dragões pelo exército de escravos Unsullied...
Mais próximo da realidade do que da fantasia, a série não tem poupado heróis a destinos cruéis e violentos, tornando descartáveis personagens que o espectador julgaria centrais na história, obrigando o espectador a despedir-se de personagens que não está preparado para deixar ainda, ficando por concretizar os planos das personagens que vão ficando para trás.
No caso de Robb Stark, após vivenciar os seus planos e estratégias de conquista na guerra contra o clã Lannister, o amor daquele por Talissa, os planos para o filho recém-nascido, eis que o espectador é obrigado a assistir ao desmoronar de tudo como se dum castelo de cartas se tratasse...
Ao contrário do que estamos habituados a ver em filmes, em Guerra dos Tronos não aparece ninguém, no último momento, para salvar o herói.  Tudo acaba assim de repente, deixando no ar uma série de perguntas, relativamente ao futuro da trama tais como qual será o papel do tio de Robb Stark na rebelião do Norte contra o clã Lannister, quem ocupará o lugar vago?
O mais recente episódio da série anuncia-se cheio de chocantes e inesperadas surpresas. A traição de um anfitrião, violando todos os códigos morais e de conduta comuns à maioria das civilizações, o custo da escolha entre o amor e honra da palavra dada, o medo e a ansiedade de quem está tão próximo de alcançar o que mais deseja e vê fugir-lhe por entre os dedos, para sempre, o que estava quase ao alcance de uma mão. Assim é com Arya Stark que chega tão próximo da sua mãe e do irmão Robb para os perder, ainda antes de os reencontrar, para sempre. É assim com Bran, Rickon e Jon Snow que confluem todos no mesmo momento e lugar apenas para partirem cada um para seu lado antes de poderem reencontrar-se. é assim com Ygritte que salva e protege Jon Snow uma e outra vez, apenas para o ver cavalgar, deixando-o ficar para trás após esta ter renegado o seu próprio clã. É neste episódio que Bran desenvolve os seus dons enquanto Warg que se antevêm mais poderosos do que quaisquer Wargs que o tenham antecedido. Por fim Daenerys Targaryen, neste momento da trama, sem dúvida a personagem mais "ensolarada" quer pelos cenários e roupas exóticas em que se move quer pela sua própria história que descreve agora uma curva ascendente em direcção ao sucesso, após ter ultrapassado inúmeros obstáculos, entre os quais o cruel jugo do irmão, o casamento imposto com o líder dos Dothraki, a morte deste precisamente quando aquela se apaixonou por ele, a travessia de terras inóspitas com os Dothraki, para chegar agora à conquista da sua primeira cidade, líder de um exército sempre crescente de escravos recém-libertos, prestes a embarcar num romance com o excessivamente autoconfiante Daario Naharis.
Uma nota para a extraordinária performance da actriz Michelle Fairley que dá corpo à mãe de Robb Stark, que após ter vindo a perder sucessivamente protagonismo desde a primeira temporada trancendeu-se na cena em que implora pela vida do seu filho, enquanto pressiona o fio de uma navalha contra o pescoço de uma inocente. 
Guerra dos Tronos não é para quem tem nervos fracos!

CSL
Para ficarem a saber as novidades sobre a 4ª temporada acedam ao seguinte link http://asaladasseries.blogspot.pt/2013/06/guerra-dos-tronos-4-temporada-as.html

Visite-nos em www.facebook.com/saladasseries

Sem comentários:

Enviar um comentário